A Coroa do Advento

A coroa do advento é uma tradição cristã que simboliza a passagem das quatro semanas do advento no calendário litúrgico. Originou-se como prática entre os luteranos, mas se difundiu em outras denominações cristãs, inclusive nas comunidades episcopa-lianas e anglicanas.

Geralmente é uma coroa circular ou semicircular, com quatro velas simbolizando as semanas do Advento. Pode haver uma quinta vela no centro, a qual simboliza a Natividade de Cristo. A partir do primeiro domingo do Advento, o acendimento da vela pode ser acompanhado com leitura bíblica, momento devocional e orações. A cada semana, acende-se mais uma vela, até o Natal.

A coroa do Advento simboliza o amor infinito de Deus e, geralmente, é coberta com folhas verdes sempre-vivas, que representam a esperança da vida eterna trazida por Jesus Cristo.

Em nossa comunidade Paroquial estaremos realizando o rito do acender as velas, uma a cada domingo, e na celebração do Natal.

As velas podem ser da mesma cor (neste caso, geralmente azuis ou roxas) ou de cores diferentes.  Cada uma tem um significado específico: Vigilância (primeira vela); há várias possibilidades de significado; este ano estaremos usando :  Vigilância (primeira vela); Preparação (segunda vela); Testemunho (terceira vela); e Serviço (quarta vela). Havendo uma quinta vela, na cor branca, a mesma representa nosso Senhor Jesus Cristo, acesa na celebração da Natividade do Senhor.

Que possamos viver a dimensão do Advento na perspectiva da chegada do Reino de Deus, sem as tensões e os estresses decorrentes da ilusória obrigação da troca de presentes. Que os presentes sejam expressão de amor e afeto, e não de ostentação ou dever social.

Rev. Luiz Caetano, ost+

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.