Confirmação

O que é Confirmação?

Quando crianças ou pessoas adultas são batizadas, tornam-se membros do Corpo de Cristo. Na Confirmação, afirmamos e aceitamos o que aconteceu no Batismo.

O sacramento da Confirmação também provê às pessoas que foram batizadas quando crianças a oportunidade de fazerem uma profissão adulta de fé.  Na Confirmação, são reafirmados os votos do Batismo e cada pessoa recebe a imposição de mãos de um(a) bispo(a), confirmando o dom divino do Espírito Santo e reconhecendo um compromisso maduro com a fé da Igreja. Quem foi batizado(a) em idade adulta o será, preferencialmente, numa visita episcopal, para que a confirmação ocorra em seguida.

A Confirmação abre as portas para que os fiéis se tornem membros em plena comunhão da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil.

O que se requer dos(as) confirmandos(as)?

Requer-se dos(as) confirmandos(as) que sejam batizados(as) e instruídos(as) suficientemente na fé cristã, e estejam arrependidos(as) dos seus pecados e preparados(as) para afirmar a confissão de Jesus Cristo como Salvador e Senhor.

Qual é a diferença entre Confirmação e “Crisma”?

Nenhuma. O nome “oficial” do sacramento é Confirmação. Porém, devido à unção com óleo da crisma, que é feita pelo(a) bispo(a) na testa de cada um dos(as) confirmandos(as), convencionou-se chamar o sacramento de “Santa Crisma” também.

Recepção à Comunhão Anglicana

Todas as pessoas que já foram batizadas e confirmadas em uma igreja em sucessão apostólica (Católica Romana, Vétero-Católicas, Ortodoxas e algumas jurisdições protestantes que preservaram o episcopado histórico) não precisam ser crismadas novamente.

Essas pessoas serão recebidas à comunhão de nossa igreja, recebendo saudações de boas vindas e uma oração do(a) bispo(a), no momento de sua visita à nossa paróquia. A recepção também abre as portas para que os fiéis se tornem membros em plena comunhão da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil.

O que significa ser membro em plena comunhão?

Segundo os Cânones Gerais da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, há várias categorias de membros, com seus direitos e deveres. São membros batizados da IEAB todas as pessoas que receberam devidamente o Santo Batismo em nome da Santíssima Trindade e estejam arroladas em uma paróquia ou missão da nossa Igreja.  Já os membros comungantes são todos os membros batizados que participam assiduamente da Santa Eucaristia.

São membros confirmados da IEAB todas as pessoas confirmadas segundo o uso e os preceitos do Livro de Oração Comum, ou seja, confirmadas no âmbito de nossa comunhão, e todas aquelas que, confirmadas por bispos(as) de sucessão apostólica, são devidamente recebidas em comunhão por um(a) bispo(a) diocesano(a).

Os membros em plena comunhão são as pessoas confirmadas que participam assiduamente do sacramento da Santa Eucaristia e dos demais ofícios e contribuem fielmente para a manutenção da igreja (dízimo). Somente os membros em plena comunhão podem ser eleitos ou nomeados para cargos de responsabilidade em Capelania, Comunidade Religiosa, Missão, Paróquia, Diocese e/ou Província da IEAB.

Como fazer para ser confirmado (ou recebido em comunhão)?

Basta informar a intenção para um dos membros do clero, que agendará uma série de reuniões preparatórias com os(as) confirmandos(as). Espera-se que essas pessoas compareçam com assiduidade à igreja. Na nossa paróquia, entendemos que, por se tratar de uma confissão de fé madura, a idade mínima para confirmação deve ser 16 (dezesseis) anos.  Sugerimos, também, que cada pessoa tenha um(a) apresentador(a), que servirá de pai (ou mãe) na fé do novo membro.

Não cobramos uma taxa pela Confirmação, por entendermos que um sacramento não pode ser vendido. Como ocorre somente em ofícios públicos, o templo estará decorado com todo o requinte possível para a data. Apenas sugerimos a quem for confirmado(a) e à sua família que façam uma oferta de gratidão, que é plenamente opcional. Essa oferta poderá ser em dinheiro, mas também através da doação de algum item litúrgico, ou restauração de peças sacras de nosso templo. Todos esses detalhes poderão ser discutidos com o clero quando da preparação para o sacramento da Confirmação. 

CELEBRAÇÕES

Domingos às 10h
Celebração online via Zoom e retransmitida no YouTube e Facebook

Caso deseje, solicite login e senha para o zoom através do formulário de contato.

Colabore

Para apoiar a Paróquia de São Lucas em sua missão de anunciar o Evangelho e garantir a continuidade de nossa comunidade de fé e serviço, doe:

Depósito Bancário
Bradesco (237)
Ag. 7115
Conta 72748-2
CNPJ: 28125607/0001-17
Paróquia de São Lucas

PIX
28125607/0001-17 (CNPJ)
ou contribuicao@saolucasrio.org (e-mail)

PayPal