Deus tem um propósito para mim?

pegadasSempre se diz que Deus tem um propósito para cada pessoa. Para muita gente, o problema é descobrir tal propósito de Deus.

São Tiago de Jerusalém, o irmão do Senhor, diz em sua Epístola “Sejam praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando a vocês mesmos” (Tiago 1.22). Portanto, não basta que eu ouça, leia e conheça a Palavra de Deus, mas é preciso que eu a pratique diariamente, para permanecer na presença do Senhor.

Ora, praticar a Palavra é viver de acordo com o propósito que Deus tem para minha vida. Esse propósito é meu e só meu, é especial para mim, e é disso que Deus me pedirá contas quando eu comparecer diante de Sua Glória.

Como posso então saber qual o propósito de Deus para com a minha vida? Como posso descobrir isso?

É preciso que eu me permita receber os dons do Espírito Santo, o Qual me foi concedido por Deus no meu Batismo e reafirmado quando fiz a Confirmação de minha Fé. No meu Batismo, a congregação orou pedindo que me fosse concedido o Espírito Santo. Quando de minha Confirmação, o Bispo impôs as mãos e me ungiu com o óleo, invocando a Bênção de Deus sobre mim e dizendo “Fortalece, ó Senhor, teu(tua) filho(a) com o teu Espírito Santo; dá-lhe poder para te servir e sustenta-o(a) todos os dias de sua vida.” Portanto, me foi concedido ser um portador do Espírito Santo; Deus me concede os dons do Espírito que necessito para cumprir o propósito de Deus para minha vida.

Se Deus tem um propósito para mim, é necessário que eu pergunte a Ele, peça a revelação, e tenha atenção para perceber a Sua resposta.

Também vivendo e me comprometendo com a comunidade de fé onde congrego, posso perceber este propósito. Não se segue e nem se serve a Cristo sem o vínculo com uma comunidade de fé onde a Palavra é proclamada, os Sacramentos ministrados e o Louvor é manifesto de forma coletiva e em comunhão. Na comunidade recebo o chamado para exercer um ou mais ministérios, servindo à comunidade e ao mundo em nome do Senhor Jesus Cristo; devo responder com meu coração e em oração. Este chamado é uma grande pista para conhecer o propósito de Deus para mim.

Assim, é pela oração, pela vida cristã em comunidade de fé e pelo estudo da Palavra de Deus que posso realmente conhecer o propósito de Deus para minha vida.

O propósito de Deus para todos nós é que vivamos com Ele para sempre. Por isso ele nos chama a um ministério (um propósito, uma expectativa sobre cada um de nós), em nome do Seu Filho, Jesus o Cristo.

Então, se você ainda não percebeu qual é o propósito de Deus para sua vida, ore bastante e peça a Ele que o revele; estude a Palavra de Deus; participe de uma comunidade de fé cristã; engaje-se em um ministério nessa comunidade – assim você estará praticando a Palavra. Você logo perceberá o propósito de Deus para você!

Rev. Luiz Caetano, ost+

Um comentário em “Deus tem um propósito para mim?”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.