Plano de Ação Paroquial (III) – Comunidade de Martiria

leia antes as postagens anteriores: Plano de Ação Paroquial (I e II)

O Evangelho nos apresenta três dimensões para a vida cristã, que devem ser vividas simultaneamente: a Comunhão (Koinonia), o Serviço (Diakonia) e o Testemunho Missionário (Martiria). É com tal visão que estamos construindo nosso plano de ação paroquial, em oração e esperança. Em edição anterior, falamos sobre Comunidade em Koinonia. Hoje falaremos sobre a terceira dimensão da vida cristã, a Martiria.

Corpo de Cristo3 – Queremos ser uma Comunidade de Martiria

A Comunidade Paroquial sonha ser uma Comunidade de Serviço, não voltada apenas para si mesma, mas aberta ao mundo de seu entorno, como Testemunha de Cristo, proclamando a Boa Nova, apontando, no horizonte, o Reino de Deus.  Queremos ser uma Comunidade Evangelizadora.

A Evangelização se caracteriza como presença e ação da Igreja no mundo. É essencialmente testemunho através da proclamação, da vivência e do serviço. Todas as ações diaconais da nossa Comunidade são pensadas como ações de evangelização, e nisso nos diferenciamos de um clube de serviço, como Rotary ou Lions, os quais têm seu mérito.

Nos diferenciamos porque servimos em nome do Senhor Jesus Cristo, em espírito de gratidão pela Graça que, por meio de Jesus, alcançamos; e queremos anunciar esta Graça a todas as pessoas para que se abram à ação de Deus e atendam o convite de Salvação, juntando-se à Igreja para viver em Koinonia, Diaconia e Martiria.

Ao mesmo tempo, somos sempre estimulados a viver nossa cidadania, defendendo valores e direitos que, neste momento, estão sendo desprezados e roubados. A cidadania bem exercida é também um testemunho de Justiça e Paz, de solidariedade e respeito – é um dever cristão!

Assim, a participação e o apoio, em caráter pessoal, em situações promovidas pelo movimento popular, pela resistência e defesa de direitos, é também uma ação testemunhal e possibilita o debate e o aprofundamento de questões na comunidade paroquial.

Rev. Luiz Caetano, ost+

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.