Rev. Luiz Caetano Grecco Teixeira OST

contato: paslucas@gmail.com

O Rev. Luiz Caetano Grecco Teixeira assumiu a Reitoria de São Lucas em 10 de setembro de 2017, sucedendo ao Rev. Eduardo Coelho Grillo, que se tornou nosso Bispo Diocesano. Recentemente, sendo jubilado em obediência aos Cânones Gerais da Igreja,  tornou-se Presbítero emérito e foi nomeado pelo Bispo, com apoio unânime da Junta Paroquial, Ministro Encarregado da nossa Paróquia, permanecendo à frente da mesma.

O Rev. Caetano, como é mais conhecido, nasceu no Rio de Janeiro em 30 de maio de 1950, mas sua família mudou-se para São Paulo quatro anos depois, sendo que Luiz Caetano cresceu naquela metrópole.

Formação

Formou-se em Matemática e Física tendo feito pós-graduação em Probabilidades e Estatística. Fez cursos e atuou em pesquisas nas áreas de Astrofísica e Cosmologia. Estudou Teologia no antigo Seminário Teológico da Igreja Episcopal do Brasil, em São Paulo; com o fechamento do Seminário fez curso em diversas instituições sob a supervisão do Instituto Anglicano de Estudos Teológicos (Diocese de São Paulo).

Vida Profissional Secular

Atuou como professor em Dourados (MS) e Londrina(PR). Exerceu o Magistério Superior em Londrina, Brasília e Vitória, tanto na área das Ciências Naturais e Exatas, quanto na área Teológica. Em Londrina foi Diretor de Centro e Coordenador de Cursos nas áreas de Matemática e Ciências, no então Centro de Estudos Superiores de Londrina, hoje Universidade Filadélfia. Também lecionou na Universidade Estadual de Londrina. Também atuou como Analista de Organização e Métodos e de Sistemas de Informação.

Atividades Eclesiásticas

Ocupou diversas funções como leigo na Diocese Anglicana de São Paulo, e na Província (Igreja Episcopal Anglicana do Brasil); foi membro leigo do Conselho Executivo do Sínodo. Serviu como missionário leigo em Dourados (MS), atendendo comunidades indígenas, e agrovilas na região fronteiriça com o Paraguai.

Ordenado ao Diaconato na Paróquia São Lucas em Londrina no dia 26 de maio de 1985, pelo Bispo Sumio Takatsu, logo em seguida foi chamado para servir em Santa Catarina e em 16 de março de 1986 foi ordenado Presbítero pelo Bispo Cláudio Vinicius de Senna Gastal, na Paróquia Cristo Redentor em Araranguá, SC. Foi Reitor da Área Sul-Catarinense da Diocese Meridional atendendo as Paróquias Cristo Redentor (Araranguá), Páscoa (Praia Grande, SC), Missão São Paulo (Torres, RS); iniciou o trabalho missionário em Florianópolis. Foi Reitor da Paróquia Ascensão, em Porto Alegre. Foi Coadjutor na Igreja Catedral da Ressurreição, em Brasília e Secretário Executivo daquela Diocese. Foi Capelão em Vitória (ES) atendendo famílias episcopalianas residentes naquela cidade e região metropolitana.

Foi Reitor do Seminário Teológico da Igreja Episcopal do Brasil em Porto Alegre por dois anos; por decisão pessoal e em obediência à sua consciência de vocação e ministério, retornou às atividades paroquiais.

Foi representante do então Bispo da Diocese Anglicana de Brasília, Almir dos Santos ost, na Europa e atuou no ministério em Portugal, onde também lecionou na área teológica. Trabalhou ainda na Inglaterra, Alemanha e no Zimbábue, como representante de diversos organismos da Comunhão Anglicana e da Diocese de Brasília.

Foi Secretário Regional para o Brasil do Conselho Latino-Americano de Igrejas (CLAI – organismo formado por Igrejas Protestantes e Evangélicas de toda América Latina e Caribe) por 12 anos, responsável pelas ações do Conselho no território brasileiro, com  programas e projetos nas áreas de Juventude, Gênero, Pastoral de Negritude, Pastoral Indígena, Evangelização, Formação Cristã, Fé e Economia, Saúde Integral e Sexualidade, Relações Ecumênicas, Redes de Ação Social.  Neste tempo esteve afastado das atividades pastorais específicas, mas sempre acompanhou a Igreja Episcopal e outras em várias atividades como pregador convidado, palestrante, mini-cursos, etc.

Em nossa Diocese, a Diocese Anglicana do Rio de Janeiro,  serviu como Secretário do Bispado, Pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo e Arcediago para o Rio.

Atualmente preside a Comissão Diocesana de Direito Canônico e a Comissão Diocesana de Economia, Finanças e Patrimônio, e é Pastor para Vocações para a região RJ da Diocese (que compreende três estados: RJ, MG e ES).

É um dos fundadores da Ordem de São Tiago de Jerusalém (OST), uma fraternidade não monástica na Comunhão Anglicana, sendo seu Prior por várias ocasiões e no presente momento pediu sua substituição ao Conselho da Ordem.

Família

Luiz Caetano é casado com Simone e têm uma filha, Vanessa, residente em Recife.

Para conhecer seu pensamento, visite seu blogue pessoal: Pirilampos e Pintassilgos

Contato>>> paslucas.darj@gmail.com

Uma comunidade de fé cristã, na Diocese Anglicana do Rio de Janeiro, em comunhão com a Sé de Cantuária; uma comunidade acolhedora, sem imposições moralistas, procurando vivenciar o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.