Por que eu devo ler a Bíblia?

A Bíblia é a Escritura Sagrada dos cristãos e cristãs. Nós a entendemos como Palavra Revelada de Deus.  Mas, colocada em tua estante, ou aberta em algum espaço nobre da tua casa, mais como decoração, ela não é Palavra de Deus. É apenas um livro…

Para muita gente, a Bíblia é um livro estranho que fala de coisas antigas e sem sentido. Mas para a Igreja de Cristo, esse livro contém tudo que o Senhor quis revelar aos seres humanos.

Muitas de suas narrativas são mitos, isto é, estórias desenvolvidas pela tradição oral de várias gerações mas que trazem em si uma revelação importante. Por isso dizemos “mito”: não é uma mentira, nem uma lenda, mas uma narrativa simbólica que fala daquilo que está na História e além da História: fala da Vida com Deus e da Realidade de Deus, da experiência com Deus. Outras narrativas são registros históricos de uma civilização antiga, da qual nós herdamos as bases de nossa cultura ocidental. Outras partes da Bíblia são poesias, coleções de pensamentos, reflexões de pessoas de diferentes épocas que trazem também uma revelação sobre Deus e Sua obra, Sua Vontade e Sua Misericórdia (palavra que em muitas partes da Bíblia, em uma de suas línguas originais, também significa Justiça).

O importante é ler a Bíblia como um ato de devoção pessoal e comunitário; não para discutir conceitos de verdade, mas para aprofundar a reflexão sobre a Verdade que Deus está revelando aqui e agora. Quem lê a Bíblia como um mero discurso filosófico, vai se perder e ficar cada vez mais confuso. Quem usa a Bíblia para definir regras de comportamento e moralismos, reduz o poder da Palavra de Deus! Mas quem a lê com a mente e o coração voltados para Deus, receberá a graça da sabedoria e da vida em plenitude.

À medida em que a pessoa se coloca com boa vontade diante da Bíblia e não busca nela vaticínios, nem adivinhações, nem regrinhas, nem faz joguinhos com ela, mas se dispõe a permitir que Deus lhe fale, então sim, essa pessoa perceberá e receberá a Palavra de Deus em sua mente e em seu coração, por obra e graça do Espírito Santo.

Rev. Luiz Caetano, ost+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.