História

Já no início dos anos 30, o Rev. Euclydes Deslandes, então reitor da Paróquia de São Paulo Apóstolo, em Santa Teresa, havia iniciado diversos pontos de pregação na Zona Sul, notadamente na Ladeira do Leme. Um desses pontos de pregação, na residência da família Dubugras, teve sua primeira reunião no dia 18 de outubro, festa de São Lucas. O Rev. Deslandes deixou a Paróquia de São Paulo Apóstolo para assumir a Paróquia da Santíssima Trindade, no Méier, e coube ao Rev. Franklin Thorpe Osborn dar continuidade à paróquia em Santa Teresa e ao trabalho missionário na Zona Sul.

Em 1933, a Missão de São Lucas foi organizada pelo Rev. Osborn, no dia 02 de abril, 5º domingo da Quaresma. Seu ofício ocorreu às 16:00 horas, na Union Church (igreja protestante de língua inglesa), localizada, à época, à Rua Paula Freitas 99, Copacabana. Os membros iniciais da missão constituíam-se de remanescentes da Missão do Salvador (de curta duração), paroquianos do Redentor (Tijuca) e de São Paulo Apóstolo. A congregação da Missão de São Lucas se compunha, inicialmente, de cerca de 30 eclesianos, dentre os quais as famílias Eiras Affonso, Eiras Machado, Rolim e Dubugras, além do Maestro Waldemar Thaddeu Navarro, Profª. Liberata Thaddeu Navarro e Sra. Hermínia Madeira,

Foi pregador no ofício inaugural o Ven. Arcediago Nemésio de Almeida, estando presentes o Rev. Clodoaldo Rodrigues Ramos, o Rev. Gastão Pereira de Oliveira, o Rev. Dr. Hugh Clarence Tucker, da Sociedade Bíblica do Brasil, e o Rev. Paulo Lenz de Araújo César, da Igreja Presbiteriana de Copacabana, além de membros dessa igreja.  Tocou o órgão no ofício inaugural o Maestro Waldemar Navarro, que seguiu trabalhando, por muitos anos, como músico da igreja. Fizeram-se presentes 126 pessoas.

O primeiro batismo da missão realizou-se no dia 14 de abril de 1933 e a primeira confirmação no dia 23 de julho do mesmo ano. De sua fundação até 7 de maio de 1939, a missão esteve a cargo do Rev. Osborn, que foi substituído interinamente pelo Rev. Rodolpho Centeno Rasmussen, por oito meses, até 21 de janeiro de 1940. No domingo 28 de janeiro de 1940 retomou o cargo o Rev. Osborn, que organizou o primeiro Conselho de Missão, composto dos senhores Luiz Alves Rolim, Octacílio de Azevedo Caminha e George Boggiss.

Em 21 de abril de 1945, no 47º Concílio da Igreja Episcopal do Brasil, em Bagé, Rio Grande do Sul, a missão passou à categoria de paróquia, tendo o Rev. Osborn continuado à sua frente, agora na posição de Reitor, e o Conselho de Missão promovido a Junta Paroquial, contando, novamente, com os senhores Rolim, Caminha e Boggiss. É nessa época que a congregação cessou de reunir-se na Union Church, indo para o templo da Christ Church (capelania anglicana de língua inglesa), à Rua Real Grandeza, 99, Botafogo.

O Rev. Osborn cessou seu ministério na paróquia em 5 de agosto de 1951, sendo substituído novamente pelo Rev. Rasmussen. Em 09 de maio de 1954, assumiu o cargo de reitor o Rev. Custis Fletcher Jr., o qual teve que retornar aos Estados Unidos no mesmo ano, sendo sucedido pelo Rev. Gaudêncio Vergara dos Santos. Ainda em 1954, assumiu o cargo de coadjutor o Rev. Paulo Dalfollo, que posteriormente tornou-se reitor, no domingo 19 de fevereiro de 1956. Em 1957, foi nomeado coadjutor o Rev. Raul Vilaça, que permaneceu em seu cargo por um ano. No domingo 09 de abril de 1961, o Reverendo Paulo Dalfollo teve que licenciar-se do ministério ordenado, e a paróquia ficou sob o cuidado pastoral do Revmo. Bispo Edmund Knox Sherrill, com o auxílio, novamente, do Rev. Vergara. No domingo, 03 de fevereiro de 1963, assumiu a direção do trabalho o Rev. Curt Kleemann.

O ministério do Rev. Kleemann contou, em 1970, com o auxílio do Rev. Paulo Ruiz Garcia, que foi seu coadjutor durante esse ano. Na festa de São Pedro, em 29 de junho de 1975, o Rev. Kleeman celebrou a Santa Eucaristia pela última vez na Paróquia de São Lucas. Assumiu o cargo de reitor o Rev. Diamantino Ferreira Bueno, que permaneceu na função até sua passagem à vida eterna, no dia 30 de junho de 1986. Em sequência, foi reitor de São Lucas o Rev. Jorge Oliveira de Macedo, até 10 de julho de 1996, o qual foi sucedido pelo então Rev. Cônego Celso Franco de Oliveira, que foi eleito bispo no decurso de seu ministério nesta paróquia. Em 18 de março de 2001, tornou-se o reitor o Rev. Eduardo Coelho Grillo, que contou com os seguintes coadjutores: Rev. Ivaldo da Silva Correia (2008-2010), Revda. Arlinda de Araújo Pereira (2011-2017) e Rev. Luiz Coelho (2016-2017).

Em maio de 2017, a Paróquia retornou para Copacabana, utilizando-se do Templo da Igreja Presbiteriana Betesda, 31, próximo ao Metro Cardeal Arcoverde e ao Parque da Chacrinha.

Novamente, um pároco de São Lucas foi eleito bispo no decorrer de seu ministério na paróquia. Com a instalação efetiva do Bispo Eduardo Grillo como Diocesano, em 29 de julho de 2017, foi eleito para sucedê-lo o Rev. Luiz Caetano Grecco Teixeira ost, o qual tomou posse em São Lucas no dia 10 de setembro de 2017, e continua a ser assistido pelo Rev. Luiz Coelho.

Uma comunidade de fé cristã, na Diocese Anglicana do Rio de Janeiro, em comunhão com a Sé de Cantuária; uma comunidade acolhedora, sem imposições moralistas, procurando vivenciar o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.