Santa Eucaristia

A vida de adoração da Igreja é centrada na Santa Eucaristia, na Santa Comunhão do Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. O Livro de Oração Comum afirma que a Santa Eucaristia é o ato central de adoração do povo de Deus

Ao participarmos da mesa eucarística, experimentamos a graça da comunhão maravilhosa com Deus, nutrindo-nos, por sua presença real, nos dons do pão e vinho. Nós não explicamos onde está e quanto de Deus há no pão e no vinho. Apenas afirmamos que sacramentalmente nos alimentamos do próprio Deus que se oferece a nós por seu infinito e misericordioso amor. Pão e Vinho são os sinais externos visíveis da graça interna espiritual da presença de Cristo em nós, quando Dele nos nutrimos.

A Santa Eucaristia é um sacramento de unidade, “pois embora muitos, somos um só Corpo. A comunidade reunida celebra a presença viva de Cristo no sacramento do seu Corpo e Sangue. É o alimento do povo de Deus e o requisito essencial para participar deste banquete da família de Deus é ser batizado, é ser membro desta família.. A Santa Eucaristia é um sacramento permanente, que nos acompanha em toda a nossa vida de fé e discipulado. Na Mesa do Senhor somos todos iguais, aceitos por Deus que nos reúne, nos alimenta e nos envia ao mundo para viver e proclamar o seu amor.

O Livro de Oração Comum traz todas as orientações de como deve ser celebrada a Santa Eucaristia, apresentando-nos dois ritos completos (I e II) e mais diversas Orações Eucarísticas.

 

Uma comunidade de fé cristã, na Diocese Anglicana do Rio de Janeiro, em comunhão com a Sé de Cantuária; uma comunidade acolhedora, sem imposições moralistas, procurando vivenciar o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.