Santo Batismo

Qualquer pessoa que tenha participado de uma celebração do Santo Batismo deve ter percebido o uso de elementos visíveis que tentam traduzir o sentido profundo e simbólico da iniciação cristã, marcada por esse sacramento. A água, o óleo e a vela (círio) são os sinais externos visíveis. A água simboliza a morte para o pecado e o ressurgir para uma nova vida. O óleo simboliza a unção (escolha) do Espírito Santo que nos consagra para essa nova vida. Por fim, a vela batismal simboliza a luz do Cristo ressurreto e vitorioso que nos ilumina nos caminhos da vida.

O sacramento do Batismo é único, só acontece uma vez. Deve ser preferencialmente realizado na celebração principal da comunidade, num sinal do compromisso de toda a comunidade para com a pessoa que se agrega à família do Senhor.

O Livro de Oração Comum, traz todas as informações pastorais e litúrgicas a respeito da celebração desse sacramento, desde o texto do rito em si, sugestões de leituras bíblicas e orações apropriadas, além da previsão de datas especiais para o batismo ser celebrado, o papel e responsabilidade dos padrinhos e madrinhas (testemunhas, fiadores), entre outras coisas.

Não há limite para o número de padrinhos ou madrinhas, mas recomenda-se, pelo menos três pessoas adultas, sendo duas do mesmo sexo da pessoa a ser batizada.

Para a realização do Santo Batismo nesta Paróquia, observe-se o seguinte regulamento:

1 – Os pais devem fazer um contato direto com a Paróquia, diretamente com o Ministro Encarregado, Rev. Luiz Caetano, através do telefone celular (21) 98533-2990 (não tem WhatsApp),  ou pelo e-mail da Reitoria: paslucas.darj@gmail.com e para verificar disponibilidade de datas e outras informações.

2. Pais e Padrinhos deverão ter, pelo menos, um encontro com o Ministro Encarregado para a devida preparação, bem como se requer que os pais participem de alguns oficios dominicais da comunidade. Em se tratando de Batismo de uma pessoa adulta, essa pessoa deverá participar de encontros de catequese que serão agendados com o Oficiante, além de participar de alguns ofícios da comunidade.

3. O Santo Batismo é administrado exclusivamente durante o ofício dominical da Comunidade – Celebração da Santa Eucaristia. Qualquer exceção deverá ser autorizada pelo Ministro Encaregado.

4. Não se cobram taxas para a realização do Santo Batismo, mas espera-se que seja dada uma oferta especial pelo Batismo, no momento da Coleta das Oferendas do Ofício.

Para mais esclarecimentos, faça contato conosco 

Rev. Luiz Caetano: paslucas.darj@gmail.com / (21) 9 8533-2990 (sem zap).

—/—

Uma comunidade de fé cristã, na Diocese Anglicana do Rio de Janeiro, em comunhão com a Sé de Cantuária; uma comunidade acolhedora, sem imposições moralistas, procurando vivenciar o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.