top of page
sombra.png

ORDENAÇÃO

Logo_SãoLucas_Linha_edited.png

O que são as Ordens Sagradas?
O termo Ordens Sagradas é usado por muitas igrejas cristãs para se referir à ordenação de pessoas para um ministério especial. As igrejas que preservaram a tradição católica (Católica Romana, Vétero-Católicas, Ortodoxas e algumas jurisdições protestantes que preservaram o episcopado histórico) conferem Ordens Sagradas de Diácono, Presbítero (ou Sacerdote) e Bispo, através de ritos de caráter sacramental, pela imposição de mãos.
 

Em que se constitui a Ordenação?
A Ordenação é uma cerimônia sacramental na qual uma pessoa se torna diácono(a), sacerdote ou bispo(a), podendo agir em nome de Cristo e da Santa Igreja.  Para cada uma das três ordens, há uma ordenação específica: diaconato, presbiterado (ou sacerdócio) e episcopado. A cerimônia em si envolve diversos rituais, que são ricos em significado e história: prostração, imposição de mãos, entrega de cálice e patena e o sinal da paz.
 
O rito essencial do sacramento é a imposição de mãos, acompanhada de uma oração de consagração. Trata-se de uma tradição muito antiga, mencionada desde os tempos bíblicos. A ordenação separa aquela pessoa para um ministério específico da Igreja de Cristo. 


As ordenações ocorrem, geralmente, em seqüência. Ou seja: bispos(as) foram ordenados(as) também diáconos(as) e presbíteros(as). Presbíteros(as) também foram ordenados, anteriormente, diáconos(as). Uma ordenação não apaga o carisma e as vocações da anterior.
 

Por que os(as) ordinandos(as) se prostram no chão, antes de serem ordenados(as)? 
A prostração (deitar-se no chão) simboliza que o(a) ordinando(a) não é digno(a) daquele ministério para o qual foi escolhido(a) por Deus.  É um sinal de humildade, e uma entrega completa a Deus para que sua vida seja separada e santificada para o serviço do Cristo Ressuscitado.
 

Quem pode ordenar? 
Somente bispos em sucessão apostólica produzem ordenações válidas, segundo a tradição de nossa Igreja.  Na ordenação diaconal, é costumeiro que seja feita por imposição de mãos do(a) Bispo(a) diocesano. Já a ordenação sacerdotal também conta com a imposição de mãos de todas as pessoas que partilham do ministério sacerdotal.  Por fim, a ordenação ao episcopado ocorre por imposição de mãos de bispos(as) em sucessão apostólica (na tradição anglicana, normalmente três). 
 
A Comunhão Anglicana aceita como válidas Ordens Sagradas de igrejas em sucessão apostólica. Não praticamos reordenações. Por sinal, várias ordenações episcopais tiveram participação de bispos(as) de outras igrejas.
 

As pessoas ordenadas são superiores às leigas? 
Não. Todos nós fomos feitos, através do Batismo, filhos e filhas de Deus.  Todos os trabalhos feitos no âmbito da Igreja, para o serviço da justiça de Deus, são válidos. 
 
Ocorre que algumas pessoas são separadas para um ministério especial (ordenado). Esse ministério envolve um nível de relacionamento com a Igreja e suas estruturas diferente.  Cada uma das três ordens tem uma vocação distinta e algumas pessoas são chamadas apenas para o serviço do diaconato, outras também são chamadas a serem curas d’almas, pelo sacerdócio enquanto outras são chamadas a terem um rebanho maior sob seu cuidado pastoral, através do episcopado.  E há também aquelas pessoas que continuam sua vocação na Igreja como leigos(as) engajados(as) em ministérios, ordens religiosas e sodalícios.
 

As ordens religiosas e sodalícios são ordenações? 
Não.  As diversas ordens religiosas (monásticas, conventuais e novas comunidades), bem como os sodalícios e ministérios leigos, não são de caráter sacramental.  Isso não significa que sejam menos importantes.  Apenas que tais pessoas são ministros(as) leigos(as) também trabalhando para a expansão do Evangelho.
 

Quais são os símbolos do sacramento? 
O sinal visível de uma ordenação é a imposição de mãos. A Graça conferida é separar aquela pessoa para o ministério do Cristo, bem como dar àquela pessoa a autoridade para ministrar como imitadores de Cristo, de acordo com as atribuições de cada Ordem Sagrada.
 
Há vestes que são relacionadas a cada uma das ordens.  A estola simboliza a autoridade e a responsabilidade de servir em imitação ao Cristo.  A estola é vestida em diagonal pelos(as) diáconos(as) e ao redor do pescoço pelos(as) bispos(as) e presbíberos(as).  Na Santa Eucaristia, há outras vestes que são usadas por cima da estola, como a dalmática (diaconal) e a casula (presbiteral e episcopal). Os(as) bispos(as) também usam um chapéu característico chamado mitra e portam um cajado chamado báculo.


As ordenações presbiterais também envolvem a unção das mãos, separando-as para celebrar os Santos Mistérios de Cristo. 
 

Como ser ordenado(a)? 
Primeiramente, não fuja de sua vocação. Converse com seu(sua) pároco(a) sobre como melhor discerni-la. Há um processo de preparação que envolve formação teológica e preparação espiritual. Leva anos, mas até lá você terá mais claro o destino que Deus tem para a sua vida.

Contato
Logo_Branco.png

PARÓQUIA DE SÃO LUCAS

Rua Coelho Neto, 47

Laranjeiras, Rio de Janeiro /RJ

CEP 22231-110

  • Instagram
  • Facebook

Fale Conosco

GRATIDÃO!

LogoIEAB_Branco.png
Anglican_Communion_rose.png
bottom of page